Menu

Visite nossas redes sociais

Bois de Parintins viram objeto de estudo em escola no Japão

27 JUL 2018
27 de Julho de 2018
Não é a toa que os poetas parintinenses dizem em forma de toada que o Caprichoso “já está falado em quase todo planeta” e o Garantido “atravessou o oceano”. Exemplo disso é que alunos de uma escola na cidade de Hamamatsu, província de Shizuoka, no Japão, conheceram e se encantaram com a magia dos bumbas.

Com o objetivo de aprender sobre o folclore brasileiro, os alunos de 1º ao 5º da escola Alegria de Saber, sob orientação da professora Patrícia Kajihara Uehara, escolheram os bois de Parintins para estudar. O tema estava entre os vários propostos pela diretoria da unidade, sendo que cada professor deveria escolher um e trabalhar com os alunos.

Segundo a professora, a escolha do tema foi por conta de nunca terem desenvolvido nenhuma apresentação dos bois na comunidade brasileira no Japão, além de poder abordar com mais profundidade sobre a riquíssima cultura do Estado do Amazonas.

A magia dos bumbas encantou os alunos, que elaboram desenhos sobre os personagens que integram o festival, as lendas amazônicas, além de recontarem o auto do boi, confeccionando Caprichoso e Garantido para dançarem ao som da toada Festa de Boi-Bumbá.

 Por: Ariane Barbosa

Voltar




Rádio Toada - 2009-2018

Tenha você também a sua rádio